O que os organizadores de eventos mais perguntam quando o assunto é a venda de ingressos online?

Saiba tudo que precisa para realizar a gestão do seu evento pela internet

Tempo de Leitura: 3 minutos

A organização de eventos é um processo dinâmico e requer atenção a inúmeros detalhes desde o planejamento e logística de vendas até o contato com os fornecedores, às vezes patrocinadores e claro, uma atenção super especial ao público.

A venda dos ingressos pela internet vem oferecer uma facilidade nas estratégias de vendas com grandes vantagens para os organizadores.

Apesar de você, organizador, saber que essa migração do mercado de eventos para o mundo digital é uma realidade, fica a dúvida sobre como vender pela internet e o que será necessário para ter seu evento online.

Para não deixa-lo perder mais tempo, montamos um roteiro super prático já adivinhando suas perguntas e deixando tudo bem claro aqui pra você!

  

Que tipo de evento pode ser vendido online?

Se forem evento com uma lista de inscrições ou venda de ingressos, você pode fazê-lo no meio digital. Qualquer festa, espetáculo, comemoração, curso, congresso, eventos esportivos e religiosos podem ser eventos vendidos online.

 

Posso divulgar eventos pagos e gratuitos?

Sim! Eventos pagos ou gratuitos podem estar disponíveis da mesma maneira na internet. Muitas plataformas podem inclusive garantir os mesmos benefícios de uso para ambos.

 

Para vender meu evento online preciso ter CNPJ?

Divulgar seu evento online não exige o CNPJ. Você pode ser um estudante e querer fazer uma comemoração e ter seu evento divulgado online, por exemplo. Da mesma forma acontece com os demais eventos.

 

Para cadastrar, divulgar e vender online é necessário que o evento seja exclusivamente online?

Claro que não. O meio virtual vai ser utilizado para você como uma vitrine para seu evento facilitando a forma de divulgação bem como o processo de vendas. Como será o seu evento, se presencial ou online, você vai escolher.

 

Preciso ter um número mínimo de participantes para ter meu evento online?

Seu evento pode ter de um a milhares de pessoas. Você cria a estratégia do seu evento: o tipo de evento, se será presencial ou online, o número mínimo e máximo de participantes. Se será um curso, workshop, um convite para uma comemoração, enfim, de pequenos encontros comemorativos a grandes congressos, a estratégia é sua. Você cria o seu evento e usa a internet para dar amplitude à divulgação bem como tornar fácil o processo de compra para seus participantes, aumentando suas chances de venda.

 

Para vender meu ingresso online eu preciso de uma plataforma de eventos?

Você pode escolher uma plataforma de eventos ou ter seu próprio site. A vantagem de escolher uma plataforma é que possui uma estrutura preparada para as necessidades da gestão de eventos. Assim, dependendo da plataforma que você escolher, ela oferece excelência em navegabilidade com funcionalidades voltadas a um público que busca agilidade, praticidade, modernidade e segurança. Isso reduz o custo de implantação com o próprio site além de todo custo envolvido com estratégias de marketing para que o público chegue até o seu site, uma vez que algumas plataformas já te fornecem tal suporte.

 

Como é a forma de cobrança ao realizar as vendas do meu evento online?

Se você tiver o seu próprio site, você pode cadastrar-se em ferramentas seguras de pagamentos, como o Paypall, ou oferecer pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário direto do site. Se a sua opção for uma plataforma de eventos, elas já possuem um sistema de cobrança próprio. Assim, você pode escolher a que melhor atende ao seu público.

 

 

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